Entre os dias 28/10 e 22/11/21, o MAR & DEFESA disponibilizou, aos seus seguidores, um formulário contendo três perguntas sobre suas percepções com respeito ao preparo das Forças Armadas e do Ministério da Defesa no que tange ao cumprimento da missão constitucional "Defesa da Pátria" - prevista no artigo 142 da Constituição Federal - e quanto às eventuais fontes de oposição militar aos interesses nacionais. A enquete foi respondida por 44 pessoas, público esse constituído por pesquisadores e profissionais de Defesa, civis e militares.
O FORMULÁRIO FOI CONFIGURADO para permitir apenas uma resposta por pessoa. Cabe ressaltar que a enquete não pretende substituir pesquisas realizadas com base científica, empregando ferramentas e processos de análise estatísticos.
Segue-se o relatório da enquete, em ordem decrescente do número de respostas obtidas:
1. FORÇAS ARMADAS: PREPARO PARA DEFESA DA PÁTRIA (nota 5: totalmente preparadas / nota zero: totalmente despreparadas)
- Nota 3: 40,9% (18 respostas)
- Nota 5: 25,0% (11 respostas)
- Nota 4: 20,5% (9 respostas)
- Nota 2: 6,8% (3 respostas)
- Nota 1: 6,8% (3 respostas)
- Nota 0: Nenhuma resposta
- TOTAL DE RESPOSTAS: 44
2. MINISTÉRIO DA DEFESA: PREPARO PARA DEFESA DA PÁTRIA (nota 5: totalmente preparado / nota zero: totalmente despreparado)
- Nota 5: 25,0% (11 respostas)
- Nota 3: 25,0% (11 respostas)
- Nota 4: 20,5% (9 respostas)
- Nota 2: 18,2% (8 respostas)
- Nota 1: 9,1% (4 respostas)
- Nota 0: 2,3% (1 resposta)
- TOTAL DE RESPOSTAS: 44
3. OPOSIÇÃO MILITAR ESTRANGEIRA AOS INTERESSES NACIONAIS
- Fronteira Norte/Amazônia: 56,8% (25 respostas)
- Linhas de comunicação marítima: 13,6% (6 respostas)
- Centros de produção científica: 6,8% (3 respostas)
- Portos ........................................................ 4,5% (2 respostas)
- Outras opções .......................................... 18% (8 respostas)
- TOTAL DE RESPOSTAS: 44
CONLUSÃO
O resultado da enquete revela que aproximadamente 45% dos entrevistados considera excelente ou muito bom (notas 5 e 4) o preparo das Forças Armadas (FFAA) para a Defesa da Pátria, mesmo percentual alcançado pelo Ministério da Defesa (MD). No que tange às avaliações negativas (notas 2, 1 e zero) cerca de 14% dos entrevistados entende que as FFAA estão mal preparadas, enquanto que para o MD, esse percentual sobe para cerca de 30%.
que tange à percepção da área onde poderia ocorrer uma oposição militar estrangeira aos interesses nacionais, a Região Amazônica, com sua fronteira Norte, recebeu mais da metade dos votos (aproximadamente 57%), seguida pelo Segmento Marítimo (opções "linhas de comunicação marítima" e "portos"), com 18%, e Centros de Produção Científica, com cerca de 7% dos votos. As demais opções não foram consideradas na análise, por receberem apenas 1 ou nenhum voto.
----
MAR & DEFESA
Poder Marítimo e Defesa Nacional
www.maredefesa.com.br
contato@maredefesa.com.br
Bình luận